close em mãos segurando canetas e documentos-INSS-orienta-exigência-expressa-entrega-documentação

Exigência Expressa: confira as orientações do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implantou em todo o país a chamada Exigência Expressa. Trata-se de uma série de orientações para a entrega de documentos faltantes para a análises de requerimentos. Para que os segurados possam depositar cópias simples das comprovações solicitadas, o INSS disponibilizou urnas em entradas de agências da Previdência Social. O depósito pode ser feito na unidade mais próxima à residência do cidadão interessado.

A medida, regulamentada pela Portaria 213 do dia 13 de agosto foi adotada para facilitar a entrega dos documentos. Dessa forma, beneficiários que não conseguiram realizar o procedimento por meio dos canais remotos do INSS, podem finalizar seus procedimentos.

A Exigência Expressa já está disponível em 1.089 agências de atendimento, sendo:

  • 239 localizadas em São Paulo;
  • 223 no Sudeste;
  • 160 na região Sul;
  • e 467 no Nordeste.

Sistema “Drive Thru” do INSS

Devido à pandemia do coronavírus, o atendimento do INSS permanece acontecendo remotamente. É possível conseguir atendimento no site e aplicativo Meu INSS e pela Central 135. Entretanto, nos últimos meses o Instituto verificou a necessidade de disponibilizar mais uma opção para as pessoas que precisam cumprir exigências para a conclusão das análises.

O sistema, apelidado de “Drive Thru” do INSS, também atende importantes cidades do interior. Residentes de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Cascavel (PR), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Mossoró (RN), Pelotas (RS), Petrolina (PE), Ponta Grossa (PR) e Vitória da Conquista (BA) poderão dispor dessa opção. Nas regiões Sul e Nordeste, o serviço funciona em todas as capitais.

Solicitação prévia

Por meio do telefone 135 ou do sistema Meu INSS os segurados devem fazer uma solicitação prévia para utilizar a opção alternativa para a entrega dos documentos. Será necessário ter em mãos: o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que depositará o envelope na urna.

Também será preciso preencher e assinar o formulário de Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações (disponível neste link) e inseri-lo em um envelope lacrado com a cópia do seu RG e as cópias simples dos documentos exigidos. O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com nome completo, CPF, endereço completo, telefone (mesmo que para recado), e-mail (se a pessoa tiver um) e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.

Conclusão da análise

A disponibilidade das urnas dependerá de cada localidade e poderá acontecer: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou das 8h às 14h. O INSS destaca que é fundamental que sejam anexadas as cópias de todos os documentos solicitados para a conclusão da análise. O acompanhamento do andamento do processo pode ser feito pelo Meu INSS ou telefone 135.

Em caso de dúvidas é indicado entrar em contato com a Central 135, acessar o Meu INSS ou então, ligar para um dos telefones de plantão das agências.

Leia também no site da Edeling & Martins Advogados Associados: