Homem segura celular em frente à mesa com notebook, agenda e xícara de café

Assistente virtual do INSS tira dúvidas sobre serviços

Desde o dia 7 de maio, quem acessa o site Meu INSS conhece a Heloísa, ou simplesmente, Helô. A nova assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Social, auxilia segurados do INSS e cidadãos em geral a esclarecer dúvidas sobre o acesso às funcionalidades do Meu INSS.

Para obter informações sobre os serviços prestados, basta acessar o portal do Meu INSS e clicar no ícone de chat disponível no canto inferior direito da tela no portal. Após o clique, Os segurados do INSS podem usufruir das dicas de Helô.

Tela inicial do portal Meu INSS

Tela inicial do portal Meu INSS, com acesso a assistente virtual Helô

A conversa é iniciada após o sistema confirmar de nome e CPF do segurado e acessar os dados solicitados para personalizar o atendimento. De acordo com o INSS, em breve Heloísa também estará disponível no aplicativo Meu INSS.

Funcionalidade

Ao acessar o portal Meu INSS para conversar com a Helô, o cidadão se depara com um serviço de inteligência artificial. Helô foi criada exclusivamente para responder as dúvidas e perguntas simples relacionadas aos serviços e benefícios do órgão.

Elóy Chaves

Considerado uma das personalidades mais importantes na criação do sistema previdenciário, Elóy Chaves foi a inspiração para o nome completo da assistente virtual: Heloísa Miranda Chaves. A data fictícia de nascimento da personagem é a mesma da criação do INSS: 27 de junho de 1990.

De acordo com a assessoria de comunicação do INSS, este período inicial também servirá como teste para o aprimoramento do serviço. O objetivo com a assistente virtual é tornar o auxílio cada vez mais eficaz ao cidadão.

Meu INSS

A ferramenta foi criada para dar maior funcionalidade à vida do cidadão. O acesso pode ser feito pelo computador ou por meio de celular nas plataformas Android e IOS. O serviço permite, inclusive, o envio de documentação digitalizada (escaneada ou fotografada no celular) para solicitação de requerimentos. Ao todo, são oferecidos mais de 90 serviços.

Após efetuar um cadastro com login e senha, o usuário passa a utilizar serviços públicos digitais disponíveis no gov.br.

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